Como saber se eu estou pronta pra ser mãe?
Quando me perguntaram isso um dia, eu tive que pedir ajuda às minhas seguidoras no Instagram, já que eu não decidi ser mãe quando isso me aconteceu, aos […]
Leia maisEra a 3ª acordada da madrugada e dessa vez, além do mamá, Jade precisou de um pouco de carinho na barriga pra relaxar e voltar a dormir.
Ela tem 1 ano e 5 meses. E muitas vezes ainda não consegue emendar um ciclo do sono no outro sem ajuda de um adulto.
Seria isso um problema?
Bom, não sei se vocês sabem, mas os bebês têm ciclos de sono mais curtos do que os adultos. Entre esses ciclos há despertares breves e eles não nascem sabendo emendar um ciclo no outro. Esse aprendizado depende de um amadurecimento do cérebro, ou seja, eles não nascem prontos pra dormir sozinhos e por muito tempo.
Eu disse “eles”?
Vou trocar por “nós”. Você já foi um bebê, tá lembrada?
E o que há de errado em ser um bebê e precisar de carinho pra voltar a dormir? Tem gente que tem 30 anos e ainda precisa!…
O cérebro formado e as necessidades de bebê ainda mal resolvidas e gritando ali naquele corpo adulto.
E aí a gente se estropia toda na vida pra conseguir algum tipo de carinho que faça a gente dormir. De preferência sem remédios. Mas quem consegue viver sem remédios hoje? Tomamos remédios pra dormir, pra acordar. Café pra trabalhar, açúcar pra preencher, cigarro pra relaxar, álcool pra anestesiar.
Nos cobraram independência quando a gente não conseguia nem controlar nossos esfíncteres. Um objeto de plástico na boca, quarto escuro e solidão, que é pra “aprender a dormir sozinho e não ficar mal acostumado”.
E o ciclo vai se repetindo. Se for pra ir no automático, a gente dá o que tem.
E o que a gente tem? Ansiedade, dificuldades pra dormir, cólica, enxaqueca, torcicolo, cistos, candidíase, endometriose, dermatites…
Encontre o erro. Começamos atropelando tudo lá no início pra agora, depois de adulta, descobrir que é preciso pausar, respirar, olhar pra dentro, cuidar de si. O nosso corpo grita pra que a gente entenda o ritmo natural das coisas. PRA QUE A GENTE ATENDA ÀS NOSSAS NECESSIDADES.
Às vezes eu também me cobro. “Será que já não era hora dela dormir a noite toda sozinha?” e aí eu me dou conta das minhas incoerências. Que incoerência é ensinar pras mulheres que elas têm fases, que elas devem respeitar o tempo das coisas, e ter pressa com um bebê de 1a5m!!!
Se tiveram pressa comigo, se aplaudiram minha independência que na verdade era mais solidão, se parabenizaram meu senso de responsabilidade que na verdade era mais um reflexo de ter que me virar sozinha, eu tenho que ter atenção redobrada pra não cair na repetição automática. É preciso estar atenta e forte!
Eu não disse que era fácil. Mas sei que também não é impossível. Eles nos convidam o tempo todo a quebrar o ciclo de repetição de padrões. Como? Nos pedindo atenção, carinho, presença e calma.
Quando me perguntaram isso um dia, eu tive que pedir ajuda às minhas seguidoras no Instagram, já que eu não decidi ser mãe quando isso me aconteceu, aos […]
Leia maisQue cuidar de um bebê é trabalhoso todo mundo sabe. Maternar é realmente desafiador. Mas tem gente que complica demais as coisas. Tem como SIMPLIFICAR, sabe? Ô se […]
Leia maisUma mulher que recebe seus filhos nos braços hoje não estará lidando apenas com a sua própria dificuldade para amamentar. Me explico: a dificuldade em achar a posição […]
Leia mais